terça-feira, maio 23, 2006

Oscar Niemeyer em Lisboa...



Se calhar é uma novidade para muitas pessoas, mas o famoso Arq. Oscar Niemeyer tem um projecto no nosso país... Sim é verdade.
Ele elaborou um projecto para a Sede da Fundação Luso Brasileira para o desenvolvimento do mundo de Língua Portuguesa.
O mesmo seria construído num terreno em Chelas - Lisboa, mas ao que parece já não vai haver sede. A obra está abandonada e não me parece que vá seguir. As coisas já estão no estado que se pode ver nas fotos.
É pena, pois seria a unica obra deste arquitecto no nosso país.
Será que não à nada a fazer????




segunda-feira, maio 22, 2006

FINALMENTE...............73/73


O Parlamento aprovou por unanimidade a primeira Iniciativa Legislativa de Cidadãos lançada pela Ordem dos Arquitectos que visa que apenas os arquitectos possam assinar projectos de arquitectura. O diploma deverá agora aguardar na especialidade por uma proposta do Governo.
Na sequência de um apelo lançado pela presidente da Ordem dos Arquitectos, Helena Roseta, para cima de duas centenas de arquitectos encheram por completo as galerias da Assembleia da República, entre os quais alguns dos que impulsionaram a iniciativa "Arquitectura: Um direito dos cidadãos, um acto próprio dos arquitectos", como os arquitectos Manuel Vicente e Nuno Teotónio Pereira.
No entanto, apesar do aplauso de todas as bancadas desta iniciativa da sociedade civil, com o PS a destacar que "se iniciou um novo ciclo na democracia portuguesa", foram também várias as reservas colocadas pelos partidos com assento parlamentar.
Pelos socialistas, a deputada Maria José Gambôa sublinhou que, se "a construção, renovação e requalificação urbana devem ser asseguradas por profissionais credenciados", também é imprescindível "não fazer tábua rasa dos direitos e interesses" daqueles que têm sido autorizados a assinar projectos arquitectónicos nos últimos 30 anos.
"O PS votará favoravelmente esta iniciativa, aguardando com expectativa a apresentação à Assembleia da República da proposta do Governo", frisou.Também o social-democrata Jorge Pereira alertou para a necessidade de "acautelar interesses" dos que, até hoje, tinham a faculdade de assinar projectos, sublinhando que a proposta do executivo deverá dar entrada na Assembleia até 21 de Junho de 2006."Aguardamos uma solução que satisfaça e prestigie todos os envolvidos", afirmou o deputado do PSD.
Perante estas reservas, a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca deixou um apelo."
Espero que o Governo não congele esta iniciativa!", apelou.Pelo PCP, o deputado Jorge Machado sublinhou a importância de "adequar a legislação à realidade actual", em que são mais de 14 000 os arquitectos inscritos na Ordem, mas salvaguardou também a situação dos outros profissionais a quem foram criadas "legítimas expectativas" de exercício de uma profissão.
"Alguns desses profissionais exercem a sua actividade há mais de 30 anos, pelo que importa encontrar uma solução legislativa que tenha em conta este cenário", afirmou.
Para estes profissionais, em que se incluem engenheiros civis, construtores civis e técnicos de engenharia, entre outros, o CDS, através do deputado Mota Soares, propôs que seja criado "um tempo de adaptação" e a possibilidade de serem encaminhados para outras tarefas.

site ordem arquitectos

domingo, maio 21, 2006

Já apareceu....


A vaca desaparecida na madrugada de quarta-feira foi encontrada. Frente à faculdade de Veteriniária, abandonada, e com um bilhete, as autoridades conseguiram reaver a vaca Cowpyright.
O «mistério» foi desvendado hoje por uma empregada do Pólo Universitário da Ajuda, que a encontrou à porta da Faculdade.
Às 07:00 de hoje, elementos da esquadra da PSP do Calvário foram avisados pelos vigilantes do Pólo Universitário que «a empregada de limpeza tinha avistado a vaca Cowpyright», uma das 101 esculturas de fibra de vidro que integram a exposição CowParade, disse à agência Lusa uma fonte da PSP.
No bilhete que os agentes encontraram podia ler-se que «mais vale uma vaca em Monsanto do que duas no Campo Pequeno», segundo relato das autoridades.
A obra de arte, que foi encontrada frente à Faculdade de Veterinária, tem uma das patas partidas. E vai agora ser tratada e devolvida ao Campo Pequeno, local de onde desapareceu misteriosamente na madrugada de quarta-feira.

sábado, maio 20, 2006

Procura-se vaca...

A preocupação agora está centrada na vaca «raptada». A Vaca «Cowpyright» desapareceu do Campo Pequeno na madrugada de 17 de Maio. A organização da CowParade deu o alerta às autoridades, mas até agora não há sinal da obra de arte com mais de 400 quilos, da autoria de Paulo Marcelo. Só a base, na qual a vaca está colocada, pesa 350 quilos. A peça, em si, chega aos 65 quilos.
A vaca encontrava-se no Campo Pequeno, desde 14 de Maio e o desaparecimento foi detectado por várias pessoas. O caso foi participado às autoridades que procuram agora pela vaca desaparecida.
A organização apela a todos, «em particular aos taxistas que se mostraram empenhados» em encontrar a obra de arte, para que «reúnam esforços para devolver à cidade de Lisboa uma das obras que integra o maior evento de arte pública contemporânea realizado em Portugal».
A organização admite ainda que desconhece qual o método para remover a estátua do local, mas dado o peso da obra é provável que o acto tenha sido premeditado e com a ajuda de um transporte.

SE A MODA PEGA....

projecto arqª. cecilia puga




projecto arq. eduardo souto moura



casa nos açores - autor desconhecido

quinta-feira, maio 18, 2006

Capela....

MMBB VENCEM PRÉMIO TEKTÓNICA 06

Os brasileiros MMBB - Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga, venceram o Prémio Internacional Tektónica 06 Luxo para Tod@s, com o projecto “Continente Móvel”. As duas menções honrosas do Prémio foram para MOOV – João Miguel Neto Magalhães Calhau, com o projecto “Casa Nomad” e para Ana Catarina Gonçalves Marques, Diana de Morais Correia, Ricardo Jorge Gonçalves e Sofia Baptista Janeiro com o projecto “Casa Lux”.

Instituído pela Associação Industrial Portuguesa – Feira Internacional de Lisboa (AIP-FIL) com o apoio da Ordem dos Arquitectos, o Prémio Tektónica é atribuído anualmente e tem por objectivo promover o reconhecimento público e profissional de novos valores no quadro da arquitectura. A edição deste ano teve, pela primeira vez, âmbito internacional.

O júri, presidido pelo arquitecto João Luís Carrilho da Graça, deliberou atribuir o Prémio à proposta “Continente Móvel” dos brasileiros MMBB e colaboradores (Ana Carina Costa, Gabriel Manzi, Márcia Terazaki, Marina Sabino, Rodrigo Brancher, Thiago Rolemberg), um projecto focado na cidade, “pois a nossa condição de habitação subjuga-se à condição do urbano. Não habitamos a casa, mas sim a cidade”, lê-se na respectiva memória descritiva.

Segundo os autores do projecto vencedor, “o facto de sabermos que somos alguns biliões de co-habitantes num planeta exaurido leva-nos a deduzir que apenas as formas colectivas de habitação permitirão equilibrar a difícil equação estabelecida entre a produção e o consumo, entre a transformação da natureza e a conservação dos recursos”.

O júri, deliberou ainda atribuir as duas menções honrosas aos projectos “Casa-Nomad” de MOOV - João Miguel Neto Magalhães Calhau e colaboradores (José Nuno Mota Niza Mendes e António Pedro Sousa Louro) e à “Casa Lux” de Ana Catarina Gonçalves Marques, Diana de Morais Correia, Ricardo Jorge Gonçalves e Sofia Baptista Janeiro.
Ao todo, o júri analisou 43 propostas concorrentes, das quais quatro eram oriundas de outros tantos ateliers convidados, respectivamente MMBB (Brasil), IAN+ (Itália), AUZPROJEKT (Portugal) e Embaixada (Portugal).

Os quatro ateliers convidados vão participar numa conferência que vai decorrer no próximo dia 25, às 17 horas, no Auditório 1 do Centro de Reuniões da FIL, no Parque das Nações (Rua do Bojador).

Dois dias antes, no próximo dia 23, às 15 horas, inaugura a exposição Prémio Internacional Tektónica 06, na FIL, no Parque das Nações (Rua do Bojador), sendo simultaneamente lançado o catálogo respectivo.
site ordem arquitectos

domingo, maio 14, 2006

DIFERENÇAS.....


Foto bem realista.....comentem

CASAS DE PESCADORES

Praia da Mata Caparica
Nos Anos 50, diversas "casas"de pescadores foram transladadas (em cima de troncos) da zona da Cova do Vapor (Trafaria), para a designada Frente de Praia das Terras da Costa (Praia da Saúde, Mata e Riviera).
Esta casa encontra-se ao abandono desde os Anos 80, tendo apenas por companhia a "Nortada"e a Maresia que o Atlãntico lhe oferece.

Foto de Luis Miguel Récio, em www.1000imagens.com


quinta-feira, maio 11, 2006

PRÉMIO - OUTROSmercadus'06


Está a decorrer até ao dia 30 de Junho o prazo para a entrega de candidaturas ao Prémio Outrosmercadus’06 – Arquitectura/Espaços Efémeros, promovido pela empresa Outrosmercadus e organizado pela Ordem dos Arquitectos.
O prémio tem como objectivo distinguir e promover o reconhecimento público de obras de arquitectura/espaços efémeros, levados a cabo no biénio 2004/2005, sendo extensível às mais diversas áreas da cultura, como sejam o cinema, o texto, as exposições, entre tantas outras. Trata-se de um Prémio que pretende não só cruzar as outras abordagens artísticas cujas componentes criativa e inovadora sejam evidentes, mas acima de tudo premiar uma intervenção, independentemente da sua escala e do local onde se inserem.
Podem participar no Prémio todas as obras de arquitectura/espaços efémeros, realizados por profissionais, Arquitectos, Designers e Artistas Plásticos, com residência fixa em Portugal e que se considerem realizadas ou em actividade, no biénio 2004 e 2005, qualquer que seja o país no qual tenham sido executadas.
Ao primeiro classificado cabe um prémio pecuniário de 10 mil euros.
Mais informações nos links em baixo:

sábado, maio 06, 2006


Realizar-se-à de 4 a 8 de Dezembro próximo a V Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo, prevista para a cidade de Montevideu, Uruguai, sob o tema geral “A Construção da Cidade: Património para Todos”.
Por convite directo da organização, o delegado da V Bienal em Portugal será o arqº João Belo Rodeia.Tal como em edições anteriores, a V Bienal é aberta e pública, e é constituída por um conjunto de eventos dos quais se destacam o Prémio de Obra de Arquitectura e o Prémio de Arquitectura de Jovem Autor.
As 20 obras portuguesas a candidatar, entre as quais 5 projectadas por arquitectos menores de 40 anos, finalizadas entre 1 de Janeiro de 2004 e 31 de Dezembro de 2005, serão seleccionadas por uma Comissão de Selecção presidida pelo delegado português e constituída por 3 outros elementos a anunciar oportunamente.
Todas as candidaturas deverão ser enviadas, até 10 de Junho próximo, para a Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, ao cuidado do arqº João Belo Rodeia, apresentadas de acordo com a documentação disponível na Sede Nacional: www.ordemdosarquitectos.pt.
Qualquer outra informação, nomeadamente a respectiva ao Prémio para Publicações e ao 2º Concurso de Ideias de Arquitectura em Rede, poderá também ser obtida junto da seguinte entidade:
V Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo
Ministerio de Vivienda
Castellana 112
28071 Madrid, Espanha

email: bienal.iberoamericana@vivienda.es
web: www.biau.es

site ordem arquitectos

DIREITO À ARQUITECTURA

18 DE MAIO: DIREITO À ARQUITECTURA DO PARLAMENTO
.......................................................................
18 de Maio, a partir das 15 h, a Assembleia da República vai debater e votar o projecto de lei nº 183/X - Arquitectura, um direito dos cidadãos, um acto próprio dos arquitectos ( revogação parcial do decreto 73/73).
Subscrito por mais de 35.000 cidadãos, é a primeira iniciativa legislativa de cidadãos em Portugal. Esperámos 33 anos por este dia.
Arquitectos, estudantes de arquitectura e cidadãos, mostremos no Parlamento que queremos melhor arquitectura, mais responsabilidade e maior respeito pelos direitos dos consumidores.
Helena Roseta, site da ordem arquitectos

quarta-feira, maio 03, 2006

TEKTÓNICA 2006


Na Feira Internaciol de Lisboa - FIL. De 23 a 27 de Maio.

TEKTÓNICA
Uma feira líder. A Tektónica reforça a sua liderança no mercado de feiras em Portugal e marca as tendências de toda a fileira dos materiais de construção.