sexta-feira, dezembro 29, 2006

Quinta das Correias_Cartaxo




autores do projecto arqts. diogo burnay e cristina verissimo

segunda-feira, dezembro 25, 2006

ARX Portugal projecta futura sede da IMOCOM

O projecto de construção da futura sede do Grupo IMOCOM vai ficar a cargo do atelier ARX Portugal.
O atelier ARX Portugal, dos arquitectos Nuno e José Mateus, foi o vencedor do concurso de ideias lançado em Junho pelo Grupo IMOCOM, para a sua sede a construir no Parque das Nações, na Avenida D. João II.
Materializando-se numa caixa em granito preto, perfurada nos cantos de forma a abrir os espaços interiores para a paisagem envolvente, nomeadamente para o Rio Tejo, a Gare do Oriente e a Avenida D. João II, o projecto pretende articular a relação entre interior e exterior.
Tendo como objectivo a criação de um edifício bio-climático, a proposta do atelier ARX Portugal contempla uma extracção de ar natural dos espaços interiores, através de uma convenção de ar ascendente que se forma no canal existente entre a «pele negra» e a parede resistente, e a utilização dessa mesma massa de ar quente para aquecer o edifício durante o Inverno.
A reutilização das águas da chuva e a instalação de painéis solares e foto-voltaicos são outras das características da proposta, que a torna «amiga do ambiente».
O edifício, projectado por Nuno e José Mateus, contempla ainda uma fachada multimédia desenhada para emitir conteúdos audiovisuais.
Com um valor definido no início do projecto de 30 milhões de euros, a proposta vencedora será essencialmente destinada a alojar escritórios, onde o grupo IMOCOM irá ocupar cerca de 3000 metros quadrados, de um total de 5.624 metros quadrados acima do solo. Contudo, o edifício vai ainda contemplar comércio e uma sala polivalente no piso térreo, assim como um restaurante.

Concurso público de ideias «Intervenções na Cidade»

O concurso público de ideias «Intervenções na Cidade», integrado na Trienal Internacional de Arquitectura de Lisboa e promovido pela Ordem dos Arquitectos-Secção Regional Sul, foi lançado a 18 de Dezembro.
De acordo com os promotores, tem por como objectivo «incentivar um debate alargado sobre espaços urbanos de Lisboa com potencialidade de serem requalificados em benefício de um uso público ou de carácter colectivo».
Arquitectos e outros cidadãos (desde que com a coordenação obrigatória de um arquitecto ou de um arquitecto estagiário) são convidados a apresentar propostas para a cidade. Apesar de não haver um compromisso para a sua concretização, as propostas seleccionadas serão publicamente expostas em grandes painéis, nos locais para os quais foram pensadas, enquanto decorrer a Trienal (31 de Maio a 31 de Julho de 2007).
******

As propostas devem ser entregues até às 17h de 28 de Fevereiro de 2007, na sede da Ordem dos Arquitectos (Travessa do Carvalho, 21-25), em Lisboa. O anúncio do resultado deverá ser feito em Março de 2007.
Informações:
CONCURSO PÚBLICO DE IDEIAS INTERVENÇÕES NA CIDADE
Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Sul [Serviços de Concursos]
Travessa do Carvalho,
231249-003 Lisboa
Tel. 213 241 164
Fax: 213 241 165

terça-feira, dezembro 05, 2006