terça-feira, setembro 25, 2007

sexta-feira, setembro 21, 2007

Câmara de Lisboa abre concurso para Plano de Pormenor do Parque Mayer


A Câmara Municipal de Lisboa vai promover um concurso público com vista ao apuramento das equipas técnicas que vão ser responsáveis pela elaboração do novo Plano de Pormenor para o Parque Mayer, caindo assim definitivamente por terra o projecto de Frank Gehry, avaliado em 2,5 milhões de euros.
A decisão foi tomada na reunião do executivo camarário que se realizou na quarta-feira, onde ficou igualmente definido que o projecto a elaborar para o Parque Mayer "terá que funcionar" em articulação com o Jardim Botânico e a Avenida da Liberdade e com o eixo que vai da Rua do Salitre ao Príncipe Real.
"Trata-se de um quarteirão que terá de ser planeado de forma conjunta e articulada", sublinhou, considerando que manter o Parque Mayer como "um centro de lazer e cultura" em torno da reabilitação do Teatro Capitólio, de acordo com o projecto inicial do arquitecto Cristiano Silva, são, segundo António Costa, os objectivos do executivo autárquico para o Parque Mayer.
Questionado sobre o antigo projecto para o Parque Mayer - elaborado pelo arquitecto norte-americano Frank Gerry , António Costa rejeitou-o, assumindo que o projecto idealizado por Santana Lopes, "está datado e ultrapassado", concluiu.

Arquitectos lançam iniciativa "A casa da vizinha não é tão verde quanto a minha"

No âmbito das comemorações do Dia Mundial de Arquitectura, os arquitectos Nadir Bonaccorso, João Santa-Rita e Carlos Sant’Ana lançaram o programa "A casa da vizinha não é tão verde quanto a minha", uma iniciativa que está a ser organizada pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos.
Uma proposta que segue o tema das comemorações definido pela União Internacional dos Arquitectos: legar aos vindouros uma arquitectura livre de emissões de carbono. A ideia consiste em propor aos arquitectos a apresentação de projectos e obras sustentáveis, que vão estar disponíveis no sítio da Internet - www.oasrs.org/emissaozero
O programa propõe a recolha de material variado sobre projectos e obras de carácter sustentável (desenhos, diagramas, imagens de referência, fotos, etc.), que serão formalmente apresentados em formato digital (powerpoint ou vídeo) na Ordem dos Arquitectos no próximo dia 1 de Outubro - Dia Mundial da Arquitectura, com as candidaturas que forem recebidas até 25 de Setembro.
Entretanto, no dia 1 de Outubro, será inaugurada na sede da OA uma exposição com os trabalhos, sendo que a mostra estará em permanente actualização até final do mês, tal como o sítio da Internet com as contribuições que forem chegando até 30 de Outubro.
Refira-se que só poderão participar nesta iniciativa quem for arquitecto efectivo ou estagiário inscrito na Ordem dos Arquitectos. Para mais informações consulte o site
www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=81

de volta...

estou de volta.....depois de alguma ausência