sexta-feira, janeiro 18, 2008

Paulo Mendes da Rocha poderá projectar novo Museu dos Coches

O arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, Prémio Pritzker em 2006, poderá ser o autor do futuro Museu Nacional dos Coches, a construir de raiz nos terrenos onde actualmente estão as Oficinas Gerais do Exercito, em Belém, Lisboa.

Segundo uma notícia avançada pelo Público, o arquitecto brasileiro aceitou o convite do Governo português para elaborar o projecto, e já esteve em Lisboa para visitar o local.

Inserido no Programa Belém Redescoberta, lançado pelos ministérios da Economia e da Cultura, a confirmarem-se estas informações, esta será a primeira obra do arquitecto brasileiro em Portugal, e será financiada pelas contrapartidas financeiras que o Governo obteve ao autorizar a abertura do Casino de Lisboa.

Embora o convite não tenha sido confirmado nem desmentido por fonte oficial, o Público adianta que o projecto tem uma área prevista de sete mil metros quadrados, e que o nome de Paulo Mendes da Rocha terá sido sugerido por Eduardo Souto Moura, após terem sido falados como possibilidade a dupla Herzog & Meuron e Zaha Hadid.

Fonte: Jornal Construir