quinta-feira, março 20, 2008

Niemeyer oferece projecto de centro cultural para o Chile

O arquitecto brasileiro Óscar Niemeyer, ofereceu à cidade chilena de Valparaíso um projecto de conversão de uma antiga prisão num centro cultural, a inaugurar em 2010.

Segundo uma notícia avançada pela Lusa, Niemeyer decidiu oferecer o projecto de arquitectura ao município chileno, que contempla a transformação de um espaço de sete mil metros quadrados num centro cultural com teatro, oficinas de arte e bibliotecas.

Contudo, no projecto mantém-se o armazém central de pólvora, construído há duzentos anos durante a guerra napoleónica.

A inauguração está prevista para 2010, ano em que se celebrará o bicentenário da independência do Chile.

A cidade de Valparaíso é Património da Humanidade desde 2003 e em 2010 acolherá o Fórum das Culturas.

Concurso da junta de Portimão já tem vencedores


Os arquitectos Pedro Nuno Ramalho, Luís Campos e João Monteiro foram os vencedores do Concurso Público para a futura Junta de Freguesia de Portimão, que contou com o apoio da Ordem dos Arquitectos e recebeu um total de 57 propostas.

Segundo uma notícia avançada pela Ordem dos Arquitectos, o concurso tinha como objectivo "seleccionar a melhor proposta de solução para a elaboração do projecto de remodelação do edifício".

O júri do concurso atribuiu ainda mais quatro prémios e duas menções honrosas.


quarta-feira, março 12, 2008

Lugares de Culto_Casa dos Cubos de Tomar


Lugares de Culto a 20 Março

O Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos inaugura uma exposição de fotografias de obras de alguns dos mais consagrados arquitectos portugueses na Casa dos Cubos de Tomar.

O fotógrafo Rui Morais de Sousa (Silva Porto, Angola, 1955) apresenta 16 ampliações de obras de Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Fernando Távora, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Tainha e Raul Lino.

Rui Morais de Sousa iniciou a actividade profissional no Instituto de História de Arte da Universidade de Heidelberga, na Alemanha. Em Portugal desde 1990, especializou-se em fotografia de arquitectura.

Esta exposição, «Lugares de Culto», é inaugurada a 20 de Março. No mesmo dia (18h) decorre uma conferência com Rui Morais de Sousa, o fotógrafo Paulo Sousa e o arquitecto Bernardino Ramalhete.

20 Março a 20 Abril
Exposição «Lugares de Culto» – Fotografias de Rui Morais de Sousa
Inauguração a 20 Março (18h)

20 Março
18h
Conferência «Registar a Arquitectura»
Rui Morais de Sousa, fotógrafo
Bernardino Ramalhete, arquitecto
Paulo Sousa, fotógrafo

Casa dos Cubos
Praceta Alves Redol, Tomar