segunda-feira, dezembro 25, 2006

ARX Portugal projecta futura sede da IMOCOM

O projecto de construção da futura sede do Grupo IMOCOM vai ficar a cargo do atelier ARX Portugal.
O atelier ARX Portugal, dos arquitectos Nuno e José Mateus, foi o vencedor do concurso de ideias lançado em Junho pelo Grupo IMOCOM, para a sua sede a construir no Parque das Nações, na Avenida D. João II.
Materializando-se numa caixa em granito preto, perfurada nos cantos de forma a abrir os espaços interiores para a paisagem envolvente, nomeadamente para o Rio Tejo, a Gare do Oriente e a Avenida D. João II, o projecto pretende articular a relação entre interior e exterior.
Tendo como objectivo a criação de um edifício bio-climático, a proposta do atelier ARX Portugal contempla uma extracção de ar natural dos espaços interiores, através de uma convenção de ar ascendente que se forma no canal existente entre a «pele negra» e a parede resistente, e a utilização dessa mesma massa de ar quente para aquecer o edifício durante o Inverno.
A reutilização das águas da chuva e a instalação de painéis solares e foto-voltaicos são outras das características da proposta, que a torna «amiga do ambiente».
O edifício, projectado por Nuno e José Mateus, contempla ainda uma fachada multimédia desenhada para emitir conteúdos audiovisuais.
Com um valor definido no início do projecto de 30 milhões de euros, a proposta vencedora será essencialmente destinada a alojar escritórios, onde o grupo IMOCOM irá ocupar cerca de 3000 metros quadrados, de um total de 5.624 metros quadrados acima do solo. Contudo, o edifício vai ainda contemplar comércio e uma sala polivalente no piso térreo, assim como um restaurante.

Sem comentários: