terça-feira, abril 03, 2007

Concurso «Vamos Fazer Cidade»

A Trienal de Arquitectura e o jornal Expresso organizam o concurso «Vamos Fazer Cidade». Pede-se aos cidadãos ideias para requalificar espaços relevantes em cidades nacionais.

O concurso, que pretende incentivar a participação do público na resolução de questões urbanas, tem três fases.

Na primeira, os cidadãos são convidados a apresentar ideias para requalificar as zonas dos Restauradores / Avenida da Liberdade / Parque Eduardo VII e área envolvente próxima (Lisboa), Avenida da Boavista (Porto), Avenida Lourenço Peixinho (Aveiro), a área envolvente do Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) e percurso do antigo ramal ferroviário de Mora pelo interior da cidade, desde a estação ao apeadeiro dos Leões (Évora).

Na segunda, um júri escolhe as ideias mais relevantes, definindo um programa estratégico para cada um dos cinco sítios/zonas, a levar a cabo por outros tantos arquitectos nomeados pelo júri. Estes profissionais desenvolverão, assim, um projecto «em parceria com o cidadão», mediante representações visuais compreensíveis pelo público não especializado.

Numa terceira fase, uma versão final em formato 3D dos cinco projectos será publicada pelo jornal Expresso, juntamente com os textos dos cinco concorrentes que as fundamentaram, em cada uma das cinco edições do mês de Junho – promovendo em paralelo o jornal o encontro/contacto directo entre os leitores premiados e os arquitectos autores dos projectos, nomeadamente numa sessão de apresentação pública.

Estes trabalhos serão publicados no jornal Expresso em Junho (uma cidade/projecto para cada uma das cinco edições desse mês), realizando-se uma sessão pública de apresentação no âmbito da Trienal (envolvendo os autores da ideia e os projectistas respectivos) em data a anunciar. Haverá prémios, tanto para os cinco vencedores do concurso como para os cinco arquitectos escolhidos.


Regulamento
Constituição do júri, Prémios e Calendário

Sem comentários: