segunda-feira, julho 21, 2008

Taveira desenha estádio do Palmeiras no Brasil

Tomás Taveira, autor de estádios como o do Leiria, Aveiro e Alvalade XXI, vai agora projectar a remodelação do estádio do Palmeiras, em São Paulo, no Brasil, uma obra que de acordo com o Diário Económico está orçada em 118 milhões de euros.


O projecto de remodelação vai para além do estádio, e segundo a mesma fonte contempla um auditório para 250 pessoas, um "business center", um edifício de cariz administrativo dotado de espaço para desportos "indoor", e ainda um edifício com três campos de ténis em altura.


O modelo deste negócio assemelha-se ao de uma parceria público-privada, surgindo o investimento de um acordo entre a Sociedade Esportiva Palmeiras e a Wtorre Arenas, uma empresa do grupo brasileiro de imobiliário e construção Wtorre.


Desta forma, a Wtorre Arenas financia a construção do estádio ficando como contrapartida com a exploração do mesmo pelo prazo de 30 anos mediante o pagamento de uma parte das receitas do clube.


Inaugurado em 1902, o Estádio do Palmeiras vai agora ver a sua capacidade ser aumentada para 60 mil pessoas, bem como 250 camarotes, quatro restaurantes, sete mil lugares de estacionamento e um heliporto.


Contudo, para Tomás Taveira, o maior desafio foi o de desenvolver um projecto multiusos e totalmente auto-suficiente. " O Estádio está preparado para para qualquer tipo de espectáculo, tanto a nível de som como de camarins". A sustentabilidade do edifício é outro dos seus pontos fortes, o mesmo terá uma cobertura que vai contemplar painéis fotovoltaicos que aquecem a água e fornecem energia eléctrica.


Para além do próprio Estádio, o arquitecto desenhou ainda quatro volumes ao seu redor, um dos quais será aberto e com uma estrutura em rede onde vão surgir três campos de ténis em altura e no topo haverá um campo de futebol.


Em declarações ao Diário Económico, o arquitecto diz que a expectativa é que a este estádio se juntem outros em que possa também participar.


O Construir tentou entrar em contacto com o arquitecto, de forma a obter mais pormenores do projecto, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.