quinta-feira, maio 18, 2006

MMBB VENCEM PRÉMIO TEKTÓNICA 06

Os brasileiros MMBB - Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga, venceram o Prémio Internacional Tektónica 06 Luxo para Tod@s, com o projecto “Continente Móvel”. As duas menções honrosas do Prémio foram para MOOV – João Miguel Neto Magalhães Calhau, com o projecto “Casa Nomad” e para Ana Catarina Gonçalves Marques, Diana de Morais Correia, Ricardo Jorge Gonçalves e Sofia Baptista Janeiro com o projecto “Casa Lux”.

Instituído pela Associação Industrial Portuguesa – Feira Internacional de Lisboa (AIP-FIL) com o apoio da Ordem dos Arquitectos, o Prémio Tektónica é atribuído anualmente e tem por objectivo promover o reconhecimento público e profissional de novos valores no quadro da arquitectura. A edição deste ano teve, pela primeira vez, âmbito internacional.

O júri, presidido pelo arquitecto João Luís Carrilho da Graça, deliberou atribuir o Prémio à proposta “Continente Móvel” dos brasileiros MMBB e colaboradores (Ana Carina Costa, Gabriel Manzi, Márcia Terazaki, Marina Sabino, Rodrigo Brancher, Thiago Rolemberg), um projecto focado na cidade, “pois a nossa condição de habitação subjuga-se à condição do urbano. Não habitamos a casa, mas sim a cidade”, lê-se na respectiva memória descritiva.

Segundo os autores do projecto vencedor, “o facto de sabermos que somos alguns biliões de co-habitantes num planeta exaurido leva-nos a deduzir que apenas as formas colectivas de habitação permitirão equilibrar a difícil equação estabelecida entre a produção e o consumo, entre a transformação da natureza e a conservação dos recursos”.

O júri, deliberou ainda atribuir as duas menções honrosas aos projectos “Casa-Nomad” de MOOV - João Miguel Neto Magalhães Calhau e colaboradores (José Nuno Mota Niza Mendes e António Pedro Sousa Louro) e à “Casa Lux” de Ana Catarina Gonçalves Marques, Diana de Morais Correia, Ricardo Jorge Gonçalves e Sofia Baptista Janeiro.
Ao todo, o júri analisou 43 propostas concorrentes, das quais quatro eram oriundas de outros tantos ateliers convidados, respectivamente MMBB (Brasil), IAN+ (Itália), AUZPROJEKT (Portugal) e Embaixada (Portugal).

Os quatro ateliers convidados vão participar numa conferência que vai decorrer no próximo dia 25, às 17 horas, no Auditório 1 do Centro de Reuniões da FIL, no Parque das Nações (Rua do Bojador).

Dois dias antes, no próximo dia 23, às 15 horas, inaugura a exposição Prémio Internacional Tektónica 06, na FIL, no Parque das Nações (Rua do Bojador), sendo simultaneamente lançado o catálogo respectivo.
site ordem arquitectos

1 comentário:

Anónimo disse...

Como posso ter acesso a imagens sobre o projeto vencedor do tektónica 2006? Existe algum site onde o projeto do MMBB foi publicado? Obrigado!